quarta-feira, 27 de julho de 2011

E A VIDA CONTINUA

E aí? Tudo bem?
Estamos juntos aqui de novo.
Primeiro queria esclarecer uma coisa: uma pessoa me mandou e-mail perguntando se esse será um blog sobre gordinhos. Não. A intenção é escrever sobre coisas que interessem a todos que estejam a fim de participar desse blog. Por isso, vocês tem um endereço de e-mail para enviar sugestões e comentários que serão publicados, mencionados e/ou discutidos aqui. Tudo sempre dentro do maior respeito galera. Comecei com o assunto "gordinha" porque essa é a minha catarse do momento e pretendo continuar no decorrer dos tempos, independente dos outros assuntos tratados.


Bem, eu terminei a página anterior falando de hipertensão. Vamos lá: "a hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem." Essa definição é dada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (http://www.sbh.org.br/). Outro site que também pode ser consultado para quem quiser obter maiores informações é o do Ministério da Saúde. (http://www.bvsms.saude.gov.br)
Os sintomas podem ser dor de cabeça forte, com pressão na nuca, acompanhada de sensação de que o cérebro cresceu e não cabe mais dentro da cabeça e muito enjôo. Pelo menos foi assim que eu descobri a minha.
Gente, muita atenção, a hipertensão é uma doença silenciosa. Algumas pessoas são hipertensas e nem desconfiam disso porque os sintomas variam de pessoa para pessoa e, quando se dão conta, é tarde demais. A doença pode levar o hipertenso a ter problemas nos rins, cérebro, olhos e coração causando AVC. Então, periodicamente, verifique a sua pressão arterial.
E outra coisa, ela não ataca só adultos. Crianças também podem ser hipertensos.

 
Bem, ao descobrir a minha hipertensão numa emergência de hospital, o próximo passo foi procurar um cardiologista. E a primeira coisa que ele me disse foi: você precisa emagrecer.
Esse papo a gente continua amanhã.
Valeu pela companhia.
Lembrem-se: meu e-mail é isabelabattom@hotmail.com.
Espero seu comentário.
Fui!

Nenhum comentário: